Dicas de gestão financeira
Dívida caduca em 5 anos?
No Brasil, mais de 50% das famílias possuem algum tipo de dívida, ou seja, contas atrasadas que podem negativar seus nomes.
Muitas destas dívidas possuem valores altos que as pessoas não conseguem pagar, aí elas se agarram em alguns mitos populares, sendo o principal: Em 5 anos a dívida vai caducar.
Mas isso não é verdade! Vamos explicar.
Poucas pessoas sabem, mas uma dívida, enquanto não quitada, não deixa de existir. O que deixa de existir com o tempo é o direito de cobrar a dívida. Isso quer dizer que todos os prazos estabelecidos são relativos a negativação e cobrança.
O prazo de 5 anos é referente ao tempo que o credor pode inserir seu nome nos órgãos de proteção de crédito – como SPC e Serasa, contados a partir do 1º dia de atraso de pagamento. Este prazo não muda, mesmo ocorrendo uma cessão de crédito (entenda o que é cessão de crédito clicando aqui). Passados os 5 anos, a sua dívida não aparecerá mais nos órgãos de proteção ao crédito, mas isso de forma alguma significa que seu nome estará totalmente limpo e sua dívida perdoada.
A dívida permanece ativa nos registros das empresas que você deve, podendo ser consultadas a qualquer momento. Portanto o credor original dificilmente te concederá mais crédito ou algum financiamento caso alguma pendência sua tenha ficado em aberto. Desta forma, podemos entender que o seu nome permanece sujo!
Só existe uma forma de realmente ter o nome totalmente limpo: pagando suas dívidas.
Tome cuidado com mitos e inverdades que as pessoas, por falta de conhecimento, dizem. Procure pagar suas obrigações em dia para ter uma vida financeira mais tranquila, com crédito na praça para utilizar sempre que necessário.