Dicas de gestão financeira

Afinal, preciso declarar dívidas no Imposto de Renda?

Postado em 17/05/2023 às 04:16 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Uma das principais dúvidas que surgem na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda é se é necessário declarar as dívidas que se tem. A resposta é sim, em alguns casos é preciso declarar as dívidas no Imposto de Renda.


Primeiramente, é importante destacar que nem todas as dívidas precisam ser declaradas. Por exemplo, se você tem uma dívida de cartão de crédito ou de empréstimo consignado, não é necessário declará-las. Isso porque essas dívidas já foram descontadas do seu salário antes do Imposto de Renda ser calculado.


Quais são as dívidas que precisam ser declaradas?

Um exemplo são as dívidas que você tem com instituições financeiras, como empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários e de veículos, entre outros. Nesses casos, é preciso informar o valor total da dívida na declaração do Imposto de Renda.


Importante: Além disso, é importante lembrar que as dívidas podem ter impacto na sua declaração. Isso porque elas podem ser utilizadas para diminuir o valor do imposto a ser pago.

Por fim, é importante ressaltar que é fundamental estar em dia com as suas obrigações financeiras, já que as dívidas podem gerar impactos negativos na sua saúde financeira e até mesmo na sua vida pessoal. Por isso, acesse o portal Itapeva  para consultar seu CPF e conferir se temos uma proposta especial para você negociar suas dívidas.


Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: