Dicas de gestão financeira

Farsantes na Internet

Postado em 31/10/2019 às 10:29 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Chegou a hora de falar sobre vendedores falsos na internet em nosso terceiro vídeo da série sobre riscos e fraudes com boletos!

Para estas situações, normalmente, um vendedor falso anuncia um produto falso nos famosos market places: sites como Mercado Livre, Olx etc.
Quando você se interessa pelo produto e inicia a compra, o fraudador te leva para conversar por e-mail, whatsapp ou qualquer outro bate-papo, alegando que é mais fácil pra negociar e até prometendo descontos ou condições especiais pra você comprar por lá.

Aí que está o problema! Você é induzido a pagar um boleto falso que direciona o dinheiro para a conta do criminoso e o seu produto nunca chega, até porque ele nunca existiu. E, pra piorar, como você optou por realizar a compra fora da loja online, não é mais um sistema seguro e garantido pela empresa, então a loja virtual não é obrigada a se responsabilizar pela fraude.

O certo para fugir desse tipo de golpe é concluir o pagamento sempre dentro das plataformas que, em sua maioria, oferecem sistemas de proteção com direito a estorno, como PagSeguro e Mercado Pago. Fazendo de forma segura assim, você evita o vendedor falso e tem a segurança do seu dinheiro de volta, caso algo dê errado!

E se mesmo com todas essas dicas você cair em um golpe, o que fazer para tentar resolver a situação? 

Vamos ver no próximo vídeo sobre o que você, consumidor, deve fazer e como as instituições podem te ajudar.

Até a semana que vem!

Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: