Dicas de gestão financeira

Riscos do Pagamento Via Boleto

Postado em 18/10/2019 às 10:46 por Itapeva Recuperação de Créditos.

Na série que começaremos hoje, vamos ver porquê é importante se preocupar com as fraudes no pagamento por boleto, já que muitos farsantes se passam por lojas, bancos ou empresas financeiras para ficar com o seu dinheiro.

Dados da Federação Brasileira de Bancos mostram que 3,7 bilhões de boletos foram pagos no ano passado. Realmente é uma forma prática para quem não tem cartão de crédito ou fica inseguro de digitar informações bancárias na internet. Mas, apesar de ser um método de pagamento bastante utilizado e que geralmente possui desconto no valor total da compra, muitos sites de lojas falsas aplicam golpes por boleto que podem fazer você perder o dinheiro, ficar sem o produto comprado e com o nome sujo.

Então fique atento principalmente em promoções e datas como a Black Friday!

Vamos passar algumas dicas para se prevenir:

A primeira dica é comprar apenas de lojas online de confiança, conferindo a imagem das empresas em sites que demonstram a reputação delas e nas próprias redes sociais. Se for alguma financeira, consulte o site oficial dela e se de fato ela oferece os serviços que te foram propostos. 
Sites de lojas falsas normalmente oferecem promoções com preços inacreditáveis e boleto como única forma de pagamento.

Desconfie!

E também desconfie de boletos recebidos por e-mail ou SMS, sempre confira os dados atentamente, como o valor, o número da agência, o código do cedente e também o código de barras, se este último apresentar falhar, é um grande sinal de farsa! Caso não haja nenhum tipo de informação sobre a loja na internet, as chances de ser um golpe são grandes!

Nos próximos vídeos, nós vamos conhecer os golpes mais comuns envolvendo boletos e a responsabilidade das instituições financeiras nestes casos.

Até semana que vem!


Não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: